ViaTexto

[+] O GLOBO
Suplemento: MTE - O papel do FGTS no desenvolvimento do Brasil

O FGTS do trabalhador ajuda a desenvolver o País

A maioria dos brasileiros sabe que os recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço podem ser sacados quando o trabalhador é demitido sem justa causa ou para realizar o sonho da casa própria. Mas poucos conhecem as outras formas de aplicação destes recursos no desenvolvimento econômico e social do País.

O dinheiro do trabalhador financia também investimentos em infraestrutura, saneamento básico, habitação rural, projetos de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014 e obras de reurbanização das cidades, como a revitalização do Porto Maravilha, no Rio de Janeiro, que recebeu R$ 3,5 bilhões de recursos do FGTS.

E mais: o trabalhador também pode lançar mão deste dinheiro para pagar despesas com tratamento de câncer ou Aids, inclusive de seus dependentes; e reconstruir moradias afetadas por calamidades públicas, como enchentes e deslizamentos de terra; ou se ficar mais de três anos sem movimentar a conta do FGTS. Em caso do falecimento do titular da conta, a família também pode usar o dinheiro depositado no Fundo.

[+] O GLOBO - Suplemento: "UPP Social" / Prefeitura do Rio - Serviços sociais nas comunidades pacificadas

UPP Social – A prefeitura do Rio levando serviços e cidadania às comunidades pacificadas

A UPP Social é um modelo inovador de gestão pública que a prefeitura está implantando nas comunidades pacificadas do Rio de Janeiro. Desde 2009, foi iniciado um conjunto de obras e ações nas áreas da UPP para melhorar a infraestrutura e a conservação dos espaços públicos e levar a essas regiões serviços de saúde, educação e conservação no mesmo padrão do restante da cidade. Até 2012, já terá sido investido R$ 1,1 bilhão para integrar as 20 comunidades pacificadas ao conjunto da cidade, melhorar as condições de vida dos moradores e incentivar o exercício da cidadania.

As ações da prefeitura nas localidades da UPP são coordenadas pela UPP Social, um programa sob a responsabilidade do Instituto Pereira Passos (IPP). Uma equipe de gestão atua diretamente nas regiões pacificadas, gerando informações detalhadas e fortalecendo o diálogo entre moradores, lideranças e gestores públicos. As informações sobre cada território são, então, fornecidas às instituições capazes de suprir as demandas das comunidades. Assim, as secretarias e órgãos da prefeitura atuam em conjunto, produzindo resultados mais eficientes e evitando o desperdício de recursos e a sobreposição de projetos.

Com este trabalho, a prefeitura não só leva mais qualidade de vida aos cidadãos cariocas, mas ajuda a consolidar os avanços trazidos pela pacificação e a deixar no passado os legados da violência.


Av. Presidente Vargas, 542 | 715
Centro Rio de Janeiro 20071-901
+55 21 2262-5215
viatexto@viatexto.com.br